Clínica internacional de Olhão
Clínica internacional de Olhão

6 passos para uma alimentação saudável em tempos de covid-19

March 26, 2020

6 passos para uma alimentação saudável em tempos de covid-19

A lavagem das mãos, as medidas de etiqueta respiratória (tossir para um lenço de papel ou para o braço, em vez de utilizar a mão) e de distanciamento social serão sempre as medidas mais importantes para prevenir a propagação da doença covid-19, provocada pelo novo coronavírus.
6 passos para uma alimentação saudável em tempos de covid-19

No entanto, um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação em situação de doença.
Durante este período, faça uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os princípios da Roda dos Alimentos e beba água diariamente, seguindo os conselhos abaixo:

Coma mais fruta e hortícolas
Coma, pelo menos, sopa de hortícolas ao almoço e jantar e 3 peças de fruta. Dentro do grupo das frutas e hortícolas opte por aqueles com maior durabilidade e os produtos congelados também podem ser uma boa opção, uma vez que as suas propriedades nutricionais são mantidas.
Beba água ao longo do dia e sem açúcar
Manter um bom estado de hidratação é essencial, vá bebendo água ao longo do dia. Beba por dia 1,5 a 1,9L de água (8 copos de água).
Aproveite para recuperar a presença do feijão, do grão e das ervilhas à mesa
Em tempos de muitos enlatados em casa, pode ser uma oportunidade para voltar a valorizar as leguminosas, que são fontes de fibra e vários nutrientes importantes.
Mantenha a rotina das refeições diárias, evitando snacks com excesso de açúcar e sal ao longo do dia
Que este período em que está mais por casa, não seja um estímulo ao consumo de alimentos com elevada densidade energética e baixo valor nutricional. Para os snacks escolha opções mais saudáveis.
Aproveite esta oportunidade e cozinhe saudável com os seus filhos Neste período por casa, há oportunidades que se criam. Use o seu tempo livre para ensinar os mais novos a cozinhar de forma saudável.

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Centro Clínico de Almancil

It's fast and easy.

pre-reserve an appointment