Clínica internacional de Olhão
Clínica internacional de Olhão

A importância da postura

Nov. 14, 2018

A importância da postura

No regresso às aulas deve insistir-se na importância de manter uma boa postura para evitar futuros problemas nas costas. O especialista em Medicina Física e de Reabilitação António Sousa Fernandes adianta à be healthy como promover a postura certa e usar corretamente as mochilas
A importância da postura

Qual é o peso máximo que uma criança pode suportar nas costas, relativamente ao seu peso?


As recomendações da Organização Mundial de saúde (OMS) e da Direção Geral de saúde (DGS), preconizam que as crianças não devem carregar mais de 10% do seu peso corporal. Ou seja, para uma criança com 40 kg, a mochila não deve ultrapassar 4 kg.

Qual a forma mais adequada para carregar as mochilas e, assim, prevenir as lesões? Ou é preferível o uso de ‘trolleys’?

Os trolleys ou mochilas com rodas, são preferíveis pois não provocam peso nas costas. Assim, evita-se mal-estar nos alunos a curto prazo e menos lesões a médio/longo prazo. O trolley deve, contudo, estar ajustado à altura da criança, para que não provoque uma curvatura lateral da coluna.

Quais são as lesões mais frequentes associadas ao uso incorreto das mochilas, na idade escolar?

As mochilas demasiado pesadas provocam um desgaste acrescido na coluna e isso pode ter implicações no futuro. E se forem usadas num só ombro, a situação agrava-se, podendo provocar uma escoliose funcional. 

O uso inadequado das mochilas pode, em conjunto com outros fatores, aumentar o risco de desenvolver distúrbios nas costas na idade adulta?

Na fase a que corresponde a idade escolar, verifica-se uma adaptação das estruturas anatómicas, músculoesqueléticas. Nesta fase, podem começar a surgir alterações posturais que, numa fase inicial, são habitualmente reversíveis com terapia adequada (pilates, natação, fisioterapia), mas que podem tornar-se definitivas na idade adulta.

A adoção de uma postura correta no dia a dia é mais importante para prevenir distúrbios do que o uso inadequado das mochilas?

As duas situações são importantes. Deve tentar evitar-se um ciclo vicioso. A postura ao andar, quando se está sentado e a desenvolver diversas atividades, deve ser a mais adequada. Em associação, o peso das mochilas deve ser controlado, uma vez que é este peso que condiciona a má postura que por sua vez, pode levar aos distúrbios, musculoesqueléticos.

Que medidas poderiam as escolas adotar para minimizar o impacto, tanto do peso das mochilas, como da má postura nas aulas? 

Os pais devem adquirir materiais mais leves no momento da compra e supervisionar a preparação da mochila. O peso das mochilas pode ser um fator determinante para as dores nas costas, mas não é o único fator. O formato e o facto não usarem as duas alças, são outros dos fatores.

Em que medida veio o uso excessivo de telemóveis, tablets e computadores agravar os problemas de má postura?

O uso destes dispositivos faz com que se adote uma postura prejudicial, uma vez que o pescoço permanece curvado por um período de tempo significativo. Esta postura incorreta pode implicar dores crónicas nesta região, principalmente, pela contração prolongada do músculo trapézio. As queixas têm aumentado nas idades jovens, sobretudo nas férias escolares.

Sabendo que o seu uso deve ser moderado, qual a forma correta de usar estes dispositivos? 

Uma das indicações é fortalecer a musculatura do pescoço e dos ombros, para além, da manutenção de uma postura correta, que implica alinhar as orelhas com os ombros e manter as omoplatas retraídas, no momento de utilização dos dispositivos.

Uma musculatura fortalecida diminui a probabilidade de desenvolver distúrbios?

Sem dúvida que a prática de exercício físico é fundamental para o fortalecimento dos músculos, para o crescimento dos ossos, para a manutenção de uma boa postura sem retrações musculares e para a correção da marcha. A preparação física, é a melhor prevenção. 


SCHEDULE AN APPOINTMENT

It's fast and easy.

pre-reserve an appointment